Ir direto para menu de acessibilidade.

O conhecimento Ecológico Tradicional como solução às crises globais

Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 16h21 | Acessos: 538

Bernardo Tomchinsky

Doutor em Agronomia – Horticultura

Faculdade de Biologia, Instituto de Estudo em Saúde e Biológicas

O surto da doença COVID 19 escancarou toda a sociedade global, suas relações e humanidades. Como em uma pesquisa de etnologia, quando é necessário se afastar do objeto de estudo para buscar as problematizações e reflexões pertinentes, a Covid nos obrigou a nos afastar de nossas “normalidades” e refletir sobre elas, sobre as dimensões humanas do mundo, e quais os papéis das instituições, incluindo das universidades, para a solução de desafios complexos. Neste cenário é apresentado como o conhecimento ecológico tradicional, patrimônio inerente aos povos e comunidades tradicionais, emerge como uma das principais alternativas para a resolução das problemáticas que estamos vivenciando neste tempo presente. As reflexões compartilhadas aqui se apoiam em diversos autores e autoras e de impressões próprias, sobretudo no que concerne às relações humanas dentro do espaço acadêmico.

Artigo: PDF